Thursday, November 5, 2009

Learning to Fly

Quem me conhece pelo menos mais ou menos sabe do meu pânico em voar...

Sendo assim, quando fui ao Chile na semana passada, ao anunciar que estaríamos descendendo para Santiago, o piloto também disse que seria melhor apertarmos os cintos pois atravessaríamos a Cordilheira dos Andes e isso poderia talvez causar algum tipo de turbulência.

vista inicial da cordilheira


Quando você ouve isso acha que está sobrevoando algo distante e que passará rápido, não? NÃO! A cordilheira é sensacionalmente alta, extensa e branca...

Ao sobrevoar a cordilheira dos andes achei que o piloto estava dando um "rasante" turístico. Primeiro porque o piloto desacelerou radical o avião (talvez porque estivéssemos chegando) e segundo porque estava tudo muito próximo...



Mas rasante turístico NOT! A cordilheira tem em média 13.000 pés de altura!!! (4.000 metros)

E o que dá 22.841,2
pés (6.962 metros) no pico Aconcágua (o mais alto) provavelmente o que eu vi no lado esquerdo passando do lado da janela, tipo vizinho.

O que a wikipedia disse sobre:
A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.

Tá vendo gente? Eu não estava espantada a toa...

Esse mundão é grande mesmo. Bjoetchau!

No comments:

Post a Comment