Quem me conhece pelo menos mais ou menos sabe do meu pânico em voar...
Sendo assim, quando fui ao Chile na semana passada, ao anunciar que estaríamos descendendo para Santiago, o piloto também disse que seria melhor apertarmos os cintos pois atravessaríamos a Cordilheira dos Andes e isso poderia talvez causar algum tipo de turbulência.
vista inicial da cordilheira
Quando você ouve isso acha que está sobrevoando algo distante e que passará rápido, não? NÃO! A cordilheira é sensacionalmente alta, extensa e branca...
Ao sobrevoar a cordilheira dos andes achei que o piloto estava dando um "rasante" turístico. Primeiro porque o piloto desacelerou radical o avião (talvez porque estivéssemos chegando) e segundo porque estava tudo muito próximo...
Mas rasante turístico NOT! A cordilheira tem em média 13.000 pés de altura!!! (4.000 metros)
E o que dá 22.841,2 pés (6.962 metros) no pico Aconcágua (o mais alto) provavelmente o que eu vi no lado esquerdo passando do lado da janela, tipo vizinho.
O que a wikipedia disse sobre: A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.
Tá vendo gente? Eu não estava espantada a toa...
Esse mundão é grande mesmo. Bjoetchau!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment