Saturday, December 20, 2008

Passo a Passo do Rock #01 - Rolling Stones


Ok, já que vamos falar de música, acho que vou começar pelo básico.

Há algum tempo (uns 15 anos) que Stones tem sido uma banda com muito apelo para mim, mas não vou negar que desde 2001, virei fã mesmo. Tenho todos os discos, ouço muito, gosto cada dia mais.

Não quero enfurecer os fãs de Beatles, mas escolhi os Stones para ser o número 01 do passo a passo. Também não tem nada a ver cronologicamente, mesmo porque se fosse esse o caso, certamente estariam aqui Jerry Lee Lewis, Elvis, Johnny Cash, Fats Domino, etc., certo?
Certo! Os Rolling Stones são a banda que, na minha opinião, é a mais "rock and roll" de todas e de todos os tempos.

Eles têm estilo próprio muito bem definido desde cedo (mesmo seus discos com cover) e sempre muito despretenciosos no som, na atitude. A voz do Mick tão única, a guitarra viva do Keith, a graça e elegância de Charlie Watts... Uma banda que sem dúvidas será lembrada por mais 200 anos.

Não consigo esquecer do documentário "Shine a Light", que mostrou uma gravação do comeciiinho da carreira deles e perguntaram pro Mick Jagger: "E aí, onde vcs se vêem daqui 20 anos?" e ele responde: "Ah, acho que a banda não vai durar muito não..."

IMPAGÁVEL! Ele, super jovem, lindo de doer, dizendo que não ia durar!!! #Corta# Aparece ele, 40 anos depois, em turnê... É genial!

Sou muito fã de documentários, mas mais ainda dessa banda. Os caras são sensacionais, gente.

Aqui fica a dica do documentário dirigido pelo Martin Scorcese "Shine a Light" e de alguns álbuns que considero essenciais na vida do ser humano:
- Aftermath (aqui o Blues têm influências muito fortes e eu consigo ver um OneMan Band tocando as músicas ;))
- Flowers (porque nesse álbum tem "Let Spend The Night Together" e "Ruby Tuesday")
- It's Only Rock and Roll (aqui os Stones já têm mais a cara de hoje em dia)
- Sticky Fingers (a capa desse disco é demais!)
- Tattoo You (a música "Waiting on a Friend" tem um videoclipe super bom)
... e para ter um bom "tudo junto"...
- 40 Licks

**É isso Rockers, I wish you lotsa Rock and Roll**
[stay tuned for some more]

1 comment:

  1. Acabei de conhecer teu blog por este post! Achei muito bom, sem dúvidas um dos melhores sobre o assunto que já li, sem puxação de saco. Mas... procurei pelo resto do passo a passo, afinal, achei uma idéia muiito legal, e já que sempre quis saber mais sobre o mundo do rock'n'rol, saindo destas modinhas em que minha geração anda presa, mas não acho muita coisa sobre as bandas que quero, nem muitas sugestões sobre bandas... enfim, não achei o resto do passo a passo... não procurei direito ou você não deu continuidade? Queria muito receber mais sugestões assim!
    É isso. Obrigada! :D

    ReplyDelete